
O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações;
Gênesis 17:12
A protrombina é uma proteína essencial presente no sangue, responsável por participar do processo de coagulação. Sua função é ajudar a formar coágulos em regiões de ferimentos, evitando hemorragias e permitindo o início da cicatrização.
No entanto, todo bebê nasce com níveis de protrombina muito baixos. Esses níveis só começam a se normalizar a partir do primeiro dia de vida e atingem o pico máximo no oitavo dia, chegando a 110%. No nono dia, os níveis retornam a 100% e permanecem estáveis dali em diante.
👉 Isso significa que realizar uma circuncisão em recém-nascidos antes do oitavo dia poderia ser extremamente perigoso, já que a baixa concentração de protrombina poderia causar hemorragias fatais. Por outro lado, o oitavo dia de vida é o momento ideal, justamente porque o organismo atinge sua maior capacidade de coagulação.
O mais surpreendente é que a ciência só comprovou esse fato no século XX. Entretanto, mais de 4 mil anos atrás, Deus ordenou a circuncisão dos bebês no oitavo dia de vida (Gênesis 17:12). Isso demonstra que o Criador conhece perfeitamente a estrutura do corpo humano, em cada detalhe, muito antes de a ciência moderna descobrir tais informações.