Elias e Moisés na Transfiguração de Jesus Cristo

O fato de aparecerem Elias e Moisés na transfiguração de Jesus Cristo mostra a realidade vindoura dos corpos glorificados, que abrangerá tanto os que morrerem no Senhor quanto os que forem arrebatados ao final dos tempos.

RGT

9/27/20252 min read

O evento da transfiguração de Jesus Cristo, na qual o Senhor Se glorificou e aparecem Moisés e Elias falando com Ele, serve de prévia para um cenário futuro: a realidade dos corpos glorificados no vindouro Reino de Deus. E por que Elias e Moisés? O motivo da escolha individual da parte de Deus por estes dois homens que apareceram no episódio da transfiguração de Jesus não é mencionado, porém tem uma lição clara. Vejamos: Moisés havia morrido (Deuteronômio 34:5); enquanto Elias, ainda vivo, foi levado por Deus diretamente aos céus, sem passar pela morte (2ª Reis 2:11). Aquele que vos escreve esse texto acredita piamente que a presença de dois santos glorificados, sendo um que havia morrido (Moisés) e outro não (Elias), serve para provar que a glorificação do corpo físico dos salvos será a mesma tanto para os que passarem pela morte (no caso, a imensa maioria das pessoas) quanto aqueles que serão arrebatados.

Anos após o episódio da transfiguração de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1ª Coríntios 15:51-52). O verbo dormir, no contexto desses versículos, significa morrer.

De forma sucinta e precisa o apóstolo Paulo descreve o que acontecera, centenas de anos antes, respectivamente com Elias e Moisés: Elias não dormiu, isto é, não morreu; enquanto Moisés sim. Elias foi transformado em vida, após ser arrebatado vivo aos céus para junto de Deus; Moisés, por sua vez, morreu e sua alma foi ao paraíso e lá foi transformado. Ambos chegaram à presença gloriosa de Deus, por vias diferentes: Moisés, pela morte; Elias, pelo arrebatamento em vida. Mas ambos receberam corpos incorruptíveis.

Curiosidade: Além de Elias, a Bíblia menciona explicitamente que Enoque, descendente de Sete, também foi arrebatado por Deus sem passar pela morte (Gênesis 5:24 / Hebreus 11:5).

E você, já tem seu lugar garantido na Glória? Busque a Cristo enquanto se pode achar! Só Ele pode dar Vida Eterna!

Gostou do texto? Compartilhe! ;)